Todo mundo dança!
O projeto nasceu após Gabriela e Evandro se conhecerem no curso de instrutores do Fitdance. Duas pessoas com neurodiversidades perceberam que podiam se apoiar mutuamente e, como resultado, formaram um grupo de autoajuda, inicialmente composto apenas por eles dois. Começaram a se tratar usando as mais diversas formas:
Expressar gratidão a Deus: Trocavam mensagens diárias compartilhando motivos pelos quais se sentiam gratos; Compartilhamento de sofrimento: Discutiam suas dores e dificuldades, buscando apoio mútuo ou apena um ouvido amigo; Terapia por Livros: Realizavam sessões de leitura de livros de terapia por videochamada; Terapia da Escrita: Ambos mantinham blogs nos quais compartilhavam suas experiências e desafios, refletindo sobre como a aceitação das próprias dificuldades pode libertar: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”; Terapia da Dança: Encontravam-se duas vezes por semana às 6 horas da manhã em uma academia no Pau da Lima para praticar dança.
Foi gratificante demais perceber que essas abordagens resultaram em melhorias significativas para ambos. Evandro estava se esforçando para parar de beber e também apresentava sinais de descontentamento com a realidade de sua vida. Após essas intervenções estava sereno e de bem com a vida. Gabriela tinha episódios frequentes de melancolia nos finais da tarde e a frequência desses episódios atualmente está muito menor. Ela também se considera uma pessoa mais grata a Deus, autoconfiante e radiante!
Ambos perceberam que estavam se ajudando e quiseram compartilhar um pouco disso com outras pessoas.
Não foi nada fácil, Evandro tem autismo nível 1 e TDAH. Como efeito disso, ele tem dificuldades memorizar os passos das coreografias. Também tinha vergonha de se ver dançando por causa dos seus trejeitos do TEA. Já Gabriela, apesar de dançar bem, tinha problemas de autoestima e não se considerava apta nem merecedora de ter passado no teste para ser instrutora. Ambos se ajudaram a superar ou aceitar suas limitações.
Tiveram a ideia de criar um projeto inclusivo de dança. Perceberam a barreira de entrada que é criada nas academias onde o aluno chega, não consegue acompanhar a aula, fica com vergonha e abandona.
A proposta do projeto não é dançar com perfeição, muito pelo contrário. Nosso foco é se divertir, improvisar e dar muitas gargalhadas. Dançar com alegria e livre apesar de qualquer limitação física, etária ou mental.
Os pilares do nosso projetos são:
Primeiramente muito divertimento e prazer: A dança é uma atividade divertida que quando instigada da forma leve vai proporcionar alegria e prazer, melhorando a qualidade de vida. Prazer saudável rotineiro contribui muito para a felicidade;
Sermos inclusivos em primeiro lugar: Nosso foco é nas pessoas da melhor idade, pessoas com limitação de movimentos, pessoas tímidas e com neurodiversidades. Nossa preocupação é fazer eles estarem confortáveis e confiantes para dançar da forma que quiserem. Se não estivermos sendo inclusivos, por favor, nos avise que queremos sempre melhorar.
Aliviar sintomas de problemas emocionais: A dança permite expressar emoções de maneira não verbal, o que é terapêutico e libertador. Para Evandro, que é hiper ativo, ajuda muito no relaxamento e ameniza as angústias dos problemas do dia a dia.
Incentivo ao improviso e a liberdade de dançar como quiser: Os instrutores estão apenas sugerindo passos de dança para aquela música. Fique à vontade para dançar da forma que quiser, no ritmo que quiser e até para não dançar se assim preferir. Nada é obrigado, tudo é sugerido.
Elevar a autoestima e a autoconfiança: Isso se consegue ao se permitir e se desafiar a fazer movimentos novos;
Promover a troca de energias positivas entre as pessoas através da socialização: Um ótimo tratamento contra a depressão e outras doenças. Até quem já está bem fica melhor ainda e se sentindo energizado ao socializar;
Destravamento da sexualidade reprimida: Ao fazer movimentos com apelo sexual estamos curando traumas que surgiram a termos nosso corpo reprimidos por visões machistas e religiosas da sociedade. Como bônus também é combatida a homofobia.
Convidamos todos a se juntarem a este projeto terapêutico e inclusivo onde:
“TODO MUNDO DANÇA!”
Agradecemos a todos que contribuíram de alguma forma para a realização desse sonho das mais diversas formas!
Deus - Se você não me fizesse dessa forma única, nada disso teria acontecido.
Ana Paula Leite (te amo, meu amor)
Gabriela, a doida que topou começar essa loucura comigo!
Paulinho Show, que nos incentiva todas as aulas e é um exemplo para nossas vidas. Waldir do Let’s dance,
Daisy - Nossa amiga que treina conosco e simplifica as coreogragia. Obrigad amiga!
Maria José (minha mãe que fazia aula de swing baiano comigo)
Instrutores: Arthur de Zumba, Ritielly, Vitor, Fredão, Jader, Leila, Beijinho e a todos os outros instrutores vocês são incríveis o brigado por todo o apoio!
Cheila, minha querida psicóloga.
Meu amigo Felipe do RJ.
Academia Top Gym por ceder espaço para nossos treinos.
Amigos que começaram juntos com nosso projeto: Ana, Jô e Todos os alunos de dança da Rede Alpha e da Top Gym!
Fitdance
Rede Alpha
E muitos outros que não citamos, nos perdoem!
Realizamos eventos corporativos e aulas em grupos contato:
Evandro (71) 98287-4766